Páginas

domingo, 5 de agosto de 2012

The fantastic flying books of Mr. Morris Lessmore




 Filme que ganhou o Oscar de Melhor Curta de Animação deste ano(26/03/2012).
Essa declaração de amor ao livro de papel começa com um furacão que arranca as casas de seus alicerces e as palavras das páginas impressas, metáfora óbvia da onda digital. Mudo, o filmete é escrito e codirigido pelo ex-animador da Pixar William Joyce e mistura técnicas (stop-motion, animação computadorizada e desenho) para produzir uma bonita homenagem aos livros físicos.(Trecho extraído de Veja Online)

Não há dialogos.
Uma belíssima homenagem a leitura e a todos os apaixonados por livros.
E por que voadores? Porque eles dão asas a imaginação.

Citação


"Amar a leitura é trocar horas de fastio por horas de inefável e deliciosa companhia." 

John F. Kennedy (ex-presidente dos Estados Unidos / 1917-1963)

Créditos: Skoob- O que  você anda lendo?

Contos de Fadas


O hábito de contar e ouvir histórias é uma das mais antigas tradições praticadas pela humanidade e surge da necessidade de transmitirmos algo a alguém. O ser humano necessita comunicar-se, dizer algo àqueles que o cercam, compartilhar sentimentos, emoções e experiências com o grupo a qual faz parte.
E embora nos encontremos em uma sociedade que possui um modo de vida bem diferente do de alguns anos atrás, e, apesar de a criança viver no mesmo mundo dos adultos, ela o pensa, sente e vê de forma diferente.
Não podemos deixar de notar a atração que o universo das histórias infantis exercem sobre elas e o quanto seus personagens e enredos estão presentes em suas vidas, descortinando-se para ela um universo mágico, onde tudo é possível e os mais diferentes sonhos são realizados.



·         Contos de fadas contribuem para organização do pensamento infantil e estimulam a imaginação.

Segundo Coelho (1987, p.13), contos de fadas são narrativas desenvolvidas dentro de uma magia feérica (reis, rainhas, príncipes, princesas, fadas, ogros, gigantes, metamorfoses, objetos mágicos, etc.), com ou sem a presença de fadas e que apresentam, como eixo central, uma problemática existencial. Tratam de um herói ou heroína que deve superar obstáculos ou provas, até atingir a realização essencial, desembocando muitas vezes em uma união homem-mulher. Já para Radino: “Todo conto inicia em um outro tempo e em um outro lugar, e a criança sabe disso. Ao iniciar um “era uma vez”, a criança sabe que partirá em uma viagem fantástica e que dela retornará com um “e viveram felizes para sempre” ou expressões semelhantes. Esses rituais mostram que vamos tratar de fantasia e isso faz com que embarquem nessa viagem e se identifiquem com os personagens.” (Radino,2003, p.135)



Sonhos... Realidade... Desejos.
Acompanhe a seguir uma belíssima  apresentação  sobre uma garotinha que deseja o "conto de fadas".







REFERÊNCIAS
COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas. São Paulo: Ática, 1987.
______. Panorama histórico da literatura infantil juvenil: Das origens indo-européias
ao Brasil contemporâneo. São Paulo: Ática, 1991.

MAGALHÃES, Ivani O.O papel das histórias no desenvolvimento da criança.CEPETIN, 2010.Disponível em<http://www.cepetin.com.br/index.php?page=artigos_texto&artigo_texto=71> Acesso em: 16/07/2012.

RADINO, G. (2003). Contos de fadas e a realidade psíquica: a importância da fantasia no desenvolvimento. São Paulo: Casa do Psicólogo.