Páginas

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Autores Brasileiros: Monteiro Lobato


Dia 18 de abril é o Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em tal data por ser o aniversário de Monteiro Lobato, o precursor da literatura infantil no Brasil. 
A data  foi escolhida em 2002, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, o Dia Nacional do Livro Infantil foi criado em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato que nasceu em 18 de Abril de 1822 e que foi o autor da literatura infantil no Brasil.


Contista, ensaísta e tradutor, este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. 

Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis. 


Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil. Ele foi o primeiro escritor brasileiro  a enxergar a criança como um ser pensante.


Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e idéias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sabia espiga de milho que tem atitudes de adulto, Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio, Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da inesquecível obra: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, que até hoje encanta muitas crianças e adultos. 


Escreveu ainda outras incríveis obras infantis, como: A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Reinações de Narizinho, As Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Pica-Pau Amarelo e A Chave do Tamanho. 


Fora os livros infantis, este escritor brasileiro escreveu outras obras literárias, tais como: O Choque das Raças, Urupês, A Barca de Gleyre e o Escândalo do Petróleo. Neste último livro, demonstra todo seu nacionalismo, posicionando-se totalmente favorável a exploração do petróleo apenas por empresas brasileiras. 
Charge feita por Belmonte, na qual Lobato
 faz uma "Campanha" pelo petróleo no país


No ano de 1948, o Brasil perdeu este grande talento que tanto contribuiu com o desenvolvimento de nossa literatura.



Curiosidades e informações sobre Lobato, clique aqui.



Acompanhe agora alguns videos O primeiro um trabalho dos alunos do  3ªA do Barnabé / Santos, sobre Monteiro Lobato. Em seguida um vídeo sobre a vida e obra de  Lobato.




Conheça as histórias de Monteiro Lobato e como nasceu o livro "Reinações de Narizinho", através de entrevistas de seus protagonistas na TV. Relembre o Sitio do Pica Pau Amarelo e outros contos de um dos principais escritores infantis brasileiros neste video do Arquivo N.




Poema O Sabão, encontrado no Livro Serões de Dona Benta.


O escritor é considerado pioneiro na literatura paradidática, aquela que se aprende brincando, por transmitir ideias e conhecimento em livros que falam de história, geografia e matemática.

Seus personagens,   Emília, Cuca, Tia Nastácia,  compuseram o imaginário coletivo de milhões de crianças, demonstrando que a leitura pode ser algo muito divertido!!!




Frases de Monteiro Lobato

Crédito da imagem: Siqueira.
http://siqueirarts.blogspot.com.br/2012/02/mencao-honrosa-2011.html










A célebre frase de Monteiro Lobato explica como ele via a importância da leitura para a evolução humana.



A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, de 2008, veio confirmar o que já sabíamos: que a população prefere assistir Tv, ouvir música, descansar e ouvir rádio a ler um bom livro.
E você, leitor? Gosta de Ler? Qual seu livro preferido?


Fontes: Sua Pesquisa
Youtube
Uol Educação
Programa Educacional O Diário Na Escola
Ideias, Leitura e Escrita

3 comentários:

  1. Amei os trabalhos. Aqui tive contatos com ideias interessantes que certamente me ajudarão a desenvolver melhor trabalhos sobre o mestre Lobato.

    ResponderExcluir
  2. correção à publicação anterior: melhores trabalhos.

    ResponderExcluir
  3. Nossa que legal esse post! Adoro o Monteiro Lobato, tenho alguns textos dele no meu blog também. Fica o convite para conhecer!
    https://www.jessicaiancoski.com/

    ResponderExcluir

Apreciamos a sua visita!!!
Seu comentário é sempre bem vindo!!!
Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
E volte sempre!!!