Páginas

terça-feira, 17 de abril de 2012

Por Que Ler?


Por que lemos afinal?
Qual o nosso objetivo ao escolhermos um livro para ler?
Uma forma de distração? Uma obrigação que nos é imposta?
A seguir, temos um trecho do livro “Como um romance” de Daniel Pennac.  O livro  aborda a relação do leitor com o livro.


Ele apresenta o menino e o livro como personagens. O  menino  recebe a ordem de ir para seu quarto e ler seu livro. Logo ele adormece. Os pais consideram aquilo como sinal de cansaço devido as longas leituras realizadas por ele. A verdade é que o menino  não suporta ler. Para o menino, ler seria entediante. Com longas descrições, de modo que ele pula páginas em sua leitura.

Para Harold Bloom, conhecido teórico e crítico da Literatura mundial, a leitura deve ser realizada com um objetivo de encontrar algo que nos modifique, que aumente a nossa percepção do mundo que nos cerca.  

 Note que o trecho começa com a frase: "O verbo ler não suporta o imperativo."
A Leitura deve ser mais do que mera obrigação.A leitura deve ser uma busca sem fim.
Então voltamos a questão inicial: Por que lemos?
Nessa era tecnológica em que vivemos, facilmente encontramos informações e conhecemos lugares e pessoas, o que leva muitos a deixarem de lado o valor de um livro.



E você? Qual a sua motivação ao escolher um livro? Prazer? Conhecimentos? Obrigação? Você gosta de ler? Deixe seu comentário se expressando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apreciamos a sua visita!!!
Seu comentário é sempre bem vindo!!!
Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
E volte sempre!!!