Páginas

terça-feira, 17 de abril de 2012

George Orwell e o Big Brother


Vivemos a era dos reality shows. Acompanhamos a convivência forçada de pessoas estranhas umas as outras em um ambiente fechado durante um determinado período de tempo.
Um desses reality é o Big Brother Brasil.
Mas você já s e perguntou porque o Big Brother se chama assim?
A ideia  principal do programa é baseada no livro 1984 do autor inglês  George Orwell, embora o holandês John De Mol, inventor do programa, tenha dito em entrevista à revista Época que “não há nenhuma relação entre o livro e o programa de TV. A única coincidência é o nome de um personagem que aparece no livro” (2002). Conheça a história do reality clicando aqui.


No mais famoso romance de George Orwell, a história se passa no "futuro" ano de 1984 na Inglaterra, ou Pista de Pouso Número 1, parte integrante do megabloco da Oceania.
 O megabloco imaginado por Orwell tem este nome por ser uma congregração de países de todos os oceanos. A união da Alca (Área de Livre Comércio das Américas), Reino Unido, Sul da África e Austrália não parece estar tão distante da realidade.
E a transformação da realidade é o tema principal de 1984. Disfarçada de democracia, a Oceania vive um totalitarismo desde que o IngSoc (o Partido) chegou ao poder sob a batuta do onipresente Grande Irmão (Big Brother).
Nele é retratada uma sociedade onde o Estado é onipresente, com a capacidade de alterar a história e o idioma, de oprimir e torturar o povo e de travar uma guerra sem fim, com o objetivo de manter a sua estrutura inabalada. O chefe supremo do Partido, o Grande Irmão (Big Brother no original em inglês), vigia os indivíduos e mantém um sistema político cuja coesão interna é obtida não só pela opressão, mas também pela construção de um idioma totalitário que, quando completo, impediria a expressão de qualquer opinião contrária ao Partido.
Na sociedade descrita por Orwell, todos as pessoas estão sob constante vigilância das autoridades, principalmente através das “teletelas” (dispositivo assemelhado a uma televisão, através do qual o Estado vigia cada cidadão). Leia o resumo do livro 1984 aqui.


Considere algumas semelhanças entre o livro e o reality, apontados no Blog Rata de biblioteca .


*O nome “Big Brother” é referência ao ditador que tudo vê na Oceania.

*“The Big Brother is Watching You” - Frase usada para lembrar aos moradores de que sempre estão sendo vigiados.

*O Big Brother pode ser representado pelo apresentador do programa. Ele é o único contato que os participantes têm com o mundo fora da casa. Como por exemplo, na versão brasileira com Pedro Bial, o apresentador também assume a função de grande irmão ao instruir psicologicamente os participantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apreciamos a sua visita!!!
Seu comentário é sempre bem vindo!!!
Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
E volte sempre!!!