Páginas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Literatura Brasileira


A literatura brasileira tem o seu inicio  no Quinhentismo, o período que tem inicio em 1500, com a Carta de Pero Vaz de Caminha, escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral, enviada a D. Manuel, comunicando a descobertas das terras brasileiras. Este período é assim denominado devido a sua cronologia (século XVI). Vale ressaltar, porém que, esse período abrange a literatura sobre o Brasil, produzida no Brasil, do que uma literatura de autoria efetivamente brasileira.
As obras deste  período são dividida  como literatura informativa, da qual fazem parte os textos sobre o Brasil e as que integram a literatura jesuítica, reunindo os escritos dos jesuítas, envolvidos na catequese.


Barroco ( século XVII )
Época foi marcada pelas oposições e pelos conflitos espirituais.
O barroco procura conciliar o homem e o divino, o sagrado e  o profano, o medieval e o renascentista. Daí a profunda angustia do pensamento da época.
O barroco é a contradição. Expressa a dualidade de um homem que oscila entre fé e prazer, celestial e terreno.Podemos citar como principais representantes desta época: Bento Teixeira, autor de Prosopopéia; Gregório de Matos Guerra ( Boca do Inferno ), autor de várias poesias críticas e satíricas; e padre Antônio Vieira, autor de Sermão de Santo Antônio ou dos Peixes.



Neoclassicismo ou Arcadismo ( século XVIII )


O período neoclassicista foi influenciado pelas ideias iluministas e pela Revolução Francesa.
É marcado pelas ascensão da burguesia e seus valores. As preocupações do barroca são deixadas de lado e a linguagem mais complexa é trocada por uma mais fácil. Notamos a valorização da vida bucólica assim como a idealização da natureza e da mulher amada.
 As principais obras desta época são: Obra Poética de Cláudio Manoel da Costa, O Uraguai de Basílio da Gama, Cartas Chilenas e Marília de Dirceu de Tomás Antonio Gonzaga, Caramuru de Frei José de Santa Rita Durão.


Romantismo ( século XIX )


No seculo XVIII ocorre a renovação nas formas de expressão, na escolha dos temas e na busca do modelos e fontes de inspiração, o que se denomina Pré-Romantismo e tem sua origem na Alemanha e Inglaterra. Tal renovação atinge grandes proporções no século XIX, adquirindo liberdade formal e sentimento de contemporaneidade, resultando no Romantismo.
Os temas principais do Romantismo (introversão, tédio, nacionalismo, amor, morte) são tratados de forma sentimental e imaginativa.

 As principais obras românticas que podemos citar : O Guarani de José de Alencar, Suspiros Poéticos e Saudades de Gonçalves de Magalhães, Espumas Flutuantes de Castro Alves, Primeiros Cantos de Gonçalves Dias. Outros importantes escritores e poetas do período: Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo, Junqueira Freire e Teixeira e Souza.


Realismo - Naturalismo ( segunda metade do século XIX )


Na segunda metade do século XIX, a literatura romântica entrou em declínio, juntos com seus ideais. Os escritores e poetas realistas começam a falar da realidade social e dos principais problemas e conflitos do ser humano. Sua abordagem do homem e da sociedade pode ser chamada de biológica: mostram o ser humano condicionado por patologias, taras, impulsos biológicos, além de conduzido pelo papel que a sociedade lhe dá.
O principal representante desta fase foi Machado de Assis com as obras : Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro e O Alienista. Podemos citar ainda como escritores realistas Aluisio de Azedo autor de O Mulato e O Cortiço e Raul Pompéia autor de O Ateneu.



Parnasianismo ( final do século XIX e início do século XX )
O nome Parnasianismo tem sua origem no Parnasse Contemporain, uma antologia de escritos de diversos poetas franceses que reagiram contra as tendencias românticas, organizada por Lemerre em 1866.
O Parnasianismo é a expressão do realismo no plano da poesia, com uma produção objetiva, direta que nomeia os objetos e seres sem exageros sentimentais. Assim, muitas das características realistas são aplicadas ao Parnasianismo.
Graças a esta postura foram chamados de criadores de uma literatura alienada, pois não retratavam os problemas sociais que ocorriam naquela época. Os principais autores parnasianos são: Olavo Bilac, Raimundo Correa, Alberto de Oliveira e Vicente de Carvalho.



Simbolismo ( fins do século XIX )


Os poetas simbolistas usavam uma linguagem abstrata e sugestiva, enchendo suas obras de misticismo e religiosidade. Para os simbolistas a poesia deve expressar os mistérios da alma e da vida, mas sem nomear esses mistérios. Deve sugeri-los, utilizando o som e o símbolo.
 Valorizavam muito os mistérios da morte e dos sonhos, carregando os textos de subjetivismo. Os principais representantes do simbolismo foram: Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens.

Pré-Modernismo (1902 até 1922)
Este período é marcado pela transição, pois o modernismo só começou em 1922 com a Semana de Arte Moderna. Vemos tendencias e temas que se firmaram no Modernismo. Os principais autores deste período são: Euclides da Cunha (autor de Os Sertões), Monteiro Lobato, Lima Barreto, autor de Triste Fim de Policarpo Quaresma e Augusto dos Anjos.


Modernismo (1922 a 1930)



Este período começa com a Semana de Arte Moderna de 1922. As principais características da literatura modernista são : nacionalismo, temas do cotidiano (urbanos) , linguagem com humor, liberdade no uso de palavras e textos diretos. Principais escritores modernistas : Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Cassiano Ricardo, Alcântara Machado e Manuel Bandeira.

Neo-Realismo (1930 a 1945)

Fase da literatura brasileira na qual os escritores retomam as críticas e as denúncias aos grandes problemas sociais do Brasil. Os assuntos místicos, religiosos e urbanos também são retomados. Destacam-se as seguintes obras : Vidas Secas de Graciliano Ramos, Fogo Morto de José Lins do Rego, O Quinze de Raquel de Queiróz e O País do Carnaval de Jorge Amado. Os principais poetas desta época são: Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade e Cecilia Meireles.

Tendencias Contemporâneas( 1960 até a atualidade)

A partir das décadas de 50 e 60, muitos autores falam em  Pós-modernismo ou tendencias contemporâneas. Isso porque ainda se fazem presentes muitas características do Modernismo, porém com várias inovações.
Segundo Domício Proença Filho, a arte pós-modernista aproxima a arte erudita e a arte popular, havendo assim uma intertextualidade entre ambas.


*Movimento Concretista
Movimento concretista tem sua origem em 1952, mas inicia-se oficialmente em 1956 com a Exposição Nacional de Arte Concreta.
O movimento concretista prioriza os recursos gráficos das palavras, enfatizando a  comunicação visual entre o texto e leitor. Os principais poetas concretistas são: Augusto de Campos, seu irmão Heraldo de Campos e Décio Pignatari.



*Realismo Urbano.


Os romances de ambientação urbana com temática de violência e marginalização nas grandes cidades.
Podemos citar como principais autores: Dalton Trevisan.


*Cronica
Pequenas histórias baseadas em fatos cotidianos, são exploradas por autores como Luis Fernando Veríssimo,, Rubem Braga.






Acompanhe no video a seguir uma  entrevista  com o poeta, acadêmico e crítico literário Carlos Nejar, autor do livro "História da Literatura Brasileira", que cobre todos os períodos de nossa literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apreciamos a sua visita!!!
Seu comentário é sempre bem vindo!!!
Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
E volte sempre!!!