Páginas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

O Que É Literatura


A definição de Literatura  é uma questão amplamente discutida e com uma gama infinita e variável  de  conceitos.

Aqui nós nos atemos a uma definição estrita de Literatura:  Toda forma de expressão, escrita ou oral, baseada na realidade e que se dá por meio da imaginação.
Apesar da palavra Literatura originar-se etimologicamente da palavra letra e isso sugerir que a sua existência está relacionada a escrita, a Literatura nasceu nos primórdios da humanidade, junto com o Homo Sapiens.
O homem necessitava conservar a sua história através de epopéias e lendas, e controlar a natureza, criando-se  os mitos e religiões.
Em recentes pesquisas de estudiosos e historiadores, descobriu-se que a Literatura á anterior á escrita. Certas canções eram feitas oralmente e, neste caso, não existia um autor especifico_ a literatura era oral, anônima e coletiva. Somente com o surgimento da escrita é que a  Literatura tomou forma e ganhou a figura do autor.


No princípio as paredes das cavernas eram usadas para pintar ou inscrever símbolos que contavam essas histórias. Depois com a generalização do uso desses símbolos, surgiram novas formas para armazenar essas informações.
Eram elas:

Tabuleta:

Madeira coberta de barro ou cera, nas quais os signos eram gravados por meio de um processo muito parecido ao da escultura.


Óstracos.

Vem do grego concha. Material de escrita constituído por fragmento de cerâmica ou pedra, no qual anotava-se o que não merecia o suporte nobre do papiro. Era usado para escrever textos curtos como rascunhos, prescrições medico-mágicas, etc. Quando não tinham mais utilidade, eram jogados fora. Os óstracos são uma fonte incomparável da vida dos antigos egípcios.
Papiro.


Material amplamente utilizado pelos egípcios. Era feito a partir da Cyperius papirus, grande erva própria das margens alagadiças do rio Nilo.Suas compridas folhas eram cortadas em tiras e enroladas. A tinta, uma mistura feita de plantas, água e goma era colocada no papiro por meio do cálamo(pedaço de bambu com um corte no meio)
Pergaminho.
Era feito de pele de cabra, ovelha ou outro animal, amolecida em cal, raspada e depois polida. A tinta usada era de cobre. Inicialmente para escrever, usava-se o cálamo, posteriormente substituído pela por penas de aves.




Alguns Conceitos sobre Literatura


"Arte literária é mimese (imitação); é a arte que imita pela palavra." (Aristóteles, filósofo grego, séc. IV a.C)
"A literatura é a expressão da sociedade, como a palavra é a expressão do homem." (Louis de Bonald, pensador e crítico do Romantismo francês, início do séc. XIX).



Literatura Segundo o Dicionário 
literatura (Do lat. litteratura.] S.f. 1. Arte de compor ou escrever trabalhos artísticos em prosa ou verso. 2. O conjunto de trabalhos literários dum país ou duma época. 3. Os homens de letras: A literatura brasileira fez-se representar no colóquio de Lisboa. 4. A vida literária. S. A carreira das letras. 6. Conjunto de conhecimentos relativos às obras ou aos autores literários: estudante de literatura brasileira; manual de literatura portuguesa. 7. Qualquer dos usos estéticos da linguagem: literatura oral [p.v.] 8. Fam. Irrealidade, ficção: Sonhador, tudo quanto diz é literatura. 9. Bibliografia: Já é bem extensa a literatura da física nuclear. 10. Conjunto de escritores de propaganda de um produto industrial.

(Dicionário Aurélio Eletrônico)

Fonte:
Acesso: 14/04/2012.
Leno, Teresinha de Oliveira.Manual de Literatura: Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira/ Teresinha de Oliveira Leno, Patricia Martins- São Paulo.DCL. Guia Prático da Língua Portuguesa. 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apreciamos a sua visita!!!
Seu comentário é sempre bem vindo!!!
Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
E volte sempre!!!