Páginas

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Recanto Poético Indica


As crônicas de Nárnia: Volume Único - C.s. Lewis


Aqui no Recanto Poético você também encontrará dicas de livros.
A dica da vez fica por conta do Volume Único de As Cronicas de Nárnia, da autoria de C.S. Lewis.
Um livro maravilhosamente encantador!
Apesar de ser um pouco grande, são 790 páginas, o livro nos envolve completamente.
Mergulhamos no mundo mágico de Nárnia, e acompanhamos a sua criação, e as aventuras dos irmãos Pedro, Lúcia, Edmund e Susana por esta terra encantadora e seus habitantes singulares.

Resumo: Há cerca de 60 anos, C.S. Lewis criou uma terra de magia e encantamento chamada Nárnia e, desde então, mais de 60 milhões de leitores descobriram o mundo surpreendentemente admirável que existe além dos fundos de um guarda-roupa. As Crônicas de Nárnia é o nome dado ao conjunto de sete histórias narradas sobre um mundo fictício chamado Nárnia. Neste mundo, o autor desenvolveu uma estrutura geográfica com demarcações territoriais, habitada por animais falantes e criaturas de diversas mitologias, com sequência histórica e organização política própria. O “mundo real” também interage com as histórias desse mundo paralelo, da Inglaterra algumas crianças são levadas à Nárnia e tornam-se protagonistas de grandes aventuras. Somente em um dos livros, O Cavalo e Seu Menino, a história acontece sem a participação de personagens do nosso mundo.



Temos nas sete histórias reunidas no volume único  viagens ao fim do mundo, seres fantásticos, batalhas épicas entre o bem e o mau, nesta terra fantástica. E  ficamos completamente absortos em sua leitura. Ao fim do livro ficamos com "um gostinho de quero mais".




O Sobrinho do Mago conta a história da criação de Nárnia, narrando os loucos acontecimentos que levaram Digorry e Polly à conhecer Aslam, o filho do Imperador do Além-Mar.

Digorry muda-se para Londres, morando na casa de seu tio André, um maluco que se envolveu com magia. André forja anéis verdes e amarelos, que transportam pessoas para fora do mundo. o problema dele é "só" saber pra onde eles vão. Covardemente obriga as crianças a testá-los; elas então vão descobrir o Bosque entre dois mundos, lugar em lugar nenhum que leva a todos os lugares. decididas à exploração, elas vão ao mundo de Charn, mundo já destruído pela feiticeira que eles acabam por despertar. Eles voltam para seu mundo, acidentalmente levando a Feiticeira. Depois de arrumar uma confusão sem precedentes na Londres da época, as crianças fogem para outro mundo - levando novamente a feiticeira e mais algumas pessoas - para o Nada. Mas é lá que eles ouvem a voz - A Voz - e assistem de camarote o surgimento de Nárnia (e de um certo lampião...). Fundada a terra encantada, porém, o Filho de Adão que levara acidentalmente o mal para a terra imaculada deve embarcar numa viagem para trazer a salvação - pelo menos temporária.


O Leão, a Feiticieira e o Guarda-Roupa narra os Cem anos de Inverno, que precedem os tempos de Ouro, o auge da terra de Nárnia.

Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia visitam pela primeira vez a terra encantada e descobrem que vieram para cumprir a profecia, que dizia que dois Filhos de Adão e Duas filhas de Eva sentariam nos quatro tronos de Cair Paravel, e neste momento o império da Feiticeira Branca, que fez cair o inverno sem Natal, chegaria ao fim. Os quatro começam a viagem para se reunir com o exército de Aslam - em sua estadia mais longa pela terra de Nárnia - mas acabam sendo traídos por Edmundo, ludibriado pelas promessas falsas da Feiticeira. Resgatado pelo exército e perdoado por Aslam, porém, seu sangue é requerido pela Feiticeira, cuja qual pertence todo sangue traidor. Aslam então troca de lugar com ele, e morre em seu lugar, enquanto os exércitos de ambos os lados se preparam para a batalha. Mas a bruxa aparentemente conhecia as leis, mas não os princípios que regem a magia profunda que criou o mundo.




O Cavalo e Seu Menino é uma história que se passa em Nárnia durante o reinado dos reis Pedro, o Grande, Susana, a Gentil, Edmundo, o Justo, e Lúcia, a Destemida.
Shasta é o filho único de um pescador da Calormânia, um dos grandes impérios do mundo de Nárnia. Um dia, prestes a ser vendido à um tarcaã, ele descobre que o cavalo do nobre é um cavalo falante de Nárnia, e ele o convida a fugir com ele. Durante a fuga, Shasta encontra Avaris, uma menina acompanhada de uma égua também falante, que também fugiam juntas para a terra encantada. Durante a visita, uma surpreendente confusão na capital da Calormânia deixa Shasta cara a cara com Rei Edmundo e Rainha Susana, que o confundem com o príncipe Corin, de Aqualândia. que estavam ali para responder o pedido de casamento do príncipe da Calormânia à Susana. A negativa incita o príncipe à um ataque furtivo, sem declarações de guerra, aos dois pequenos países. Shasta e Avaris, únicos conhecedores da história, disparam em meio ao deserto, correndo contra o tempo e a cavalaria inimiga para avisar os reis o que se passava. Neste caminho, Shasta descobre que todos os leões que viviam perseguindo-o durante sua viagem, na verdade, era Um Único Leão.




O Príncipe Caspian narra a segunda viagem dos quatro irmãos à terra encantada de Nárnia, milhares de anos depois de seu reinado glorioso.
Levados da estação de trem de volta à Nárnia, os quatro grandes reis da antiguidade nem desconfiam quantos anos se passaram. Quando descobrem que as ruínas da ilha eram, na verdade, o majestoso Cair Paravel, e encontram Trumpkin abandonado por guerreiros na praia, Edmundo, Susana, Lúcia e Pedro descobrem que séculos se passaram depois de seu grande reinado, e os homens de Telmar invadiram Nárnia, dizimando os animais falantes, adormecendo dríades das florestas e evitando o mar. O rei Miraz usurpa o trono de Caspian X, um telmariano que tomou partido dos animais encantados da "Nárnia antiga", e eles chegam exatamente no meio da batalha, aparentemente invocados pela corneta de Susana (presente de natal do papai noel, durante a primeira aventura em terras narnianas). Agora, os grandes reis dos tempos de ouro de Nárnia estão do lado de Caspian, e precisam chegar ao acampamento. Embora Lúcia insista em dizer que Aslam está guiando-os em outra direção, os outros decidem ir pelo caminho já conhecido, esquecendo-se que a antiga Nárnia mudara.
No acampamento, uma sombra de uma antiga feiticeira ameaça ressurgir. E quando Lúcia finalmente insiste em seguir o Leão, a guerra se trava.



A Viagem do Peregrino da Alvorada conta a terceira e última viagem de Lúcia e Edmundo à Nárnia, novamente em companhia de Caspian e sua corte, e na infeliz companhia de seu primo, Eustáquio Clarêncio Mísero



Quando Edmundo e Lúcia saem de uma desagradável temporada de férias na casa dos tios rumo à uma aventura marinha com Caspian e toda a corte de Cair Paravel, infelizmente levam junto Eustáquio, um menino chato que só sabe reclamar. Embora Lúcia seja além de amável com o primo, nada parece estar bom o suficiente para ele, que encontra no valente Ripchip um inimigo implacável.
O Peregrino da Alvorada é o nome do barco que marca o retorno da exploração marinha por Nárnia. Caspian está em busca dos sete nobres, leais ao seu pai, que foram mandados em expedição marítica pelo antigo rei Miraz. Nada se conhece além das Ilhas Solitárias. Nessa Jornada, Ripchip está esperançoso de encontrar o país de Aslam, filho do Imperador Além-Mar. De ilha em ilha, a tripulação passa por tempestades, encantamentos, inimigos invisíveis, uma escuridão no meio do mar, encontram uma estrela e sua filha e atingem o extremo do mundo. Ripchip, Lúcia, Edmundo e Eustáquio são ordenados de prosseguirem além de onde o Peregrino da Alvorada consegue ir. Lá, Ripchip encontra o país de Aslam, Lúcia e Edmundo encontram o poderoso Leão pela última vez.




A Cadeira de Prata, agora sem o quarteto de irmãos que popularizou os contos, tem Eustáquio e Jill como aventureiros, ainda no reinado de Caspian X, em resgate ao único filho do rei.




Jill é uma colega de Eustáquio, e ambos são trazidos a Nárnia enquanto fugiam dos valentões da escola. 
Aslam tem para eles uma missão especial: Resgatar o príncipe Rilian, filho único de Caspian X, agora avançado em idade; para isso, entretanto, Jill tem de ficar atenta aos quatro sinais apontados pelo Leão. Assim que chegam a Nárnia, perdem o primeiro sinal. Recebendo a ajuda de um paulama, chamado Brejeiro, elem rompem em meio as terras do norte, país dos gigantes, em busca das ruínas de uma cidade. No meio do caminho, uma feiticeira - agora verde - lhes tira da rota, fazendo Jill esquecer os sinais que deveria repetir para si mesma todos os dias antes de dormir. Pelo descuido da menina, eles acabam na cidade de Harfang, onde são feitos prisioneiros, mesmo sem saber. Quando finalmente retomam os sinais de Aslam, encontram o Mundo Profundo, onde a feiticeira verde está preparando um humano para tomar as terras de Cima. No entanto, ao sentar numa certa cadeira de Nárnia, Jill, Eustáquio e o Brejeiro escutam da boca do salteador de Nárnia o último sinal de Aslam.






A Última Batalha, o melhor e o pior conto justamente por ser o último, conta o surgimento de um falso Aslam, e as desventuras do último rei de Nárnia.


Tirian, o último rei de Nárnia, e Precioso, seu grande companheiro de guerra - e unicórnio - enfrentam o que parece ser o maior desafio de Nárnia: O surgimento de um falso Aslam, que vende os animais de Nárnia como escravos para a Calormânia. Preso e sem ajuda, é levado em sonho numa sala, na Inglaterra, onde se encontram os sete amigos de Nárnia. Ao ver a imagem de um homem narniano, os humanos, que um dia já foram a Nárnia, vão buscar o único caminho conhecido lá - os antigos anéis do tio André. Aparentemente eles conseguem chegar a Nárnia sem a ajuda dos anéis - obviamente apenas Jill e Eustáquio, os únicos que não ouviram do Leão que nunca mais voltariam às terras mágicas. Apesar de auxiliado por humanos, Tirian está em minoria e sem apoio dos animais, ludibriados pelos calormanos, e enfrenta a revolta dos anões, que decidiram não acreditar em mais nada. Sem se render, Tirian então conduz as crianças e seus poucos aliados rumo à última batalha do último rei de Nárnia.
Ao atravessar certa porta, entretanto, Tirian dá de cara com sete reis - os sete amigos de Nárnia - e descobre, afinal, que o fim era apenas o começo. 




Já existem três filmes contando a saga de Nárnia.



Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe) 
Elenco: Tilda Swinton, James Cosmo, Brian Cox, Rupert Everett, Dawn French, Ray Winstone, James McAvoy, Jim Broadbent. 
Direção: Andrew Adamson 
Gênero: Aventura 
Distribuidora: Buena Vista 




Em As Crônicas de Nárnia O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa Lúcia (Georgie Henley), Susana (Anna Popplewell), Edmundo (Skandar Keynes) e Pedro (William Moseley) são quatro irmãos que vivem na Inglaterra, em plena 2ª Guerra Mundial. Eles vivem na propriedade rural de um professor misterioso, onde costumam brincar de esconde-esconde. Em uma de suas brincadeiras eles descobrem um guarda-roupa mágico, que leva quem o atravessa ao mundo mágico de Nárnia. Este novo mundo é habitado por seres estranhos, como centauros e gigantes, que já foi pacífico mas hoje vive sob a maldição da Feiticeira Branca, Jadis (Tilda Swinton), que fez com que o local sempre estivesse em um pesado inverno. Sob a orientação do leão Aslam, que governa Nárnia, as crianças decidem ajudar na luta para libertar este mundo do domínio de Jadis.






As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian
(The Chronicles of Narnia: Prince Caspian)






Elenco: Georgie Henley, Skandar Keynes, William Moseley, Anna Popplewell, Ben Barnes, Peter Dinklage, Pierfrancesco Favino e Sergio Castellitto, com Liam Neeson como a voz de Aslam
Direção: Andrew Adamson
Gênero: Aventura
Distribuidora: Buena Vista
Estreia: 30 de Maio de 2008
Sinopse: Os personagens da eterna fantasia de C.S. Lewis ganham vida novamente neste novo capítulo da série As Crônicas de Nárnia, na qual os irmãos Pevensie são magicamente transportados outra vez da Inglaterra ao mundo de Nárnia, onde uma emocionante e perigosa aventura e um teste ainda maior de coragem e do destino os aguarda.


Um ano depois dos incríveis acontecimentos de O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, os reis e rainhas de Nárnia se vêem de volta ao longínquo e maravilhoso reino e descobrem que mais de 1300 anos narnianos se passaram. Durante sua ausência, a Era de Ouro de Nárnia foi extinta, Nárnia foi conquistada pelos Telmarines e agora está sob o domínio do maligno rei Miraz, que governa impiedoso a terra.


As quatro crianças logo encontram um novo e intrigante personagem: o herdeiro legítimo do trono de Nárnia, o jovem Príncipe Caspian, que foi forçado a ficar escondido enquanto seu tio Miraz planeja matá-lo para dar o trono a seu filho recém-nascido. Com a ajuda de um gentil duende, de um corajoso rato falante chamado Reepicheep, de um texugo chamado Trufflehunter e do Duende Negro, Nikabrik, os narnianos, liderados pelos poderosos cavaleiros Peter e Caspian, embarcam em uma fantástica jornada para encontrar Aslam, retirar Nárnia do domínio tirânico de Miraz e restaurar a magia e a glória da terra.








As Crônicas de Nánia - A Viagem do Peregrino da Alvorada - The Chronicles of Narnia: Voyager of the Dawn Treade


Gênero: Aventura
Ano: 2010
Origem: EUA - Reino Unido
Distrubuidora: Walt Disney Pictures
Direção: Michael Apted
Roteiro: A definir
Produção: Andrew Adamson, Mark Johnson
Elenco:
Ben Barnes (Príncipe Caspian) 
Anna Popplewell (Susana Pevensie) 
William Moseley (Pedro Pevensie) 
Georgie Henley (Lúcia Pevensie) 
Skandar Keynes (Edmundo Pevensie) 
Will Poulter (Eustáquio Scrubb)


A história narra as aventuras de Lúcia e Edmundo, juntamente com o primo Eustáquio e o agora rei Caspian, a bordo do navio Peregrino da Alvorada. Juntos têm a missão de saber o que aconteceu com os sete fidalgos que foram enviados para desbravar o oceano oriental por Miraz, tio de Caspian, conforme narrado em O Príncipe Caspian. Desta vez entram no mundo de Nárnia enquanto estavam passando as férias na casa do inconveniente primo Eustáquio, por um quadro que os pais de Eustáquio ganharam de presente de casamento, o qual estava pendurado no quarto onde Lúcia estava. Nesta viagem encontram inúmeras aventuras em diversas ilhas que encontram ao longo dos mares desconhecidos, habitadas por dragões, povos não muito amigáveis e criaturas estranhas como os Tontópodes. Eustáquio que inicia a viagem contra a sua vontade, acaba tendo sua vida transformada após ser vítima de um feitiço que o transformou em um dragão em uma das ilhas. Isso acaba transformando o caráter dele, tornando a pessoa chata que era em alguém pronto para ajudar.


Embora os filmes sejam maravilhosos, eu ainda prefiro o livro, onde  a imaginação corre solta em compor os personagens, lugares, cheiros...



Curiosidades: Nossa colega Cristiane aqui do blog leu o Volume Único em  dois dias  e meio!!!! 




Então, fica a dica. 
Se você tiver o livro, ou mesmo se  na Biblioteca Municipal de sua cidade tiver, ou na biblioteca da sua escola não deixe de ler. É um livro que embora seja voltado para crianças fascina pessoas de todas as idades e lembre-se:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apreciamos a sua visita!!!
Seu comentário é sempre bem vindo!!!
Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
E volte sempre!!!