Páginas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Literatura Inglesa


 A  boa literatura não conhece nacionalidade.
È considerada  literatura inglesa os escritos produzidos  na Inglaterra desde o século V, após a introdução do antigo inglês pelos anglo-saxões, até hoje. As tribos germânicas, que invadiram a Inglaterra no século V, trouxeram o antigo inglês ou língua anglo-saxã, base do inglês moderno .A maior parte da poesia em antigo inglês foi escrita para ser cantada por um trovador, com acompanhamento de harpa. 

No antigo inglês, a prosa é representada por um grande número de obras religiosas,  entre as quais se destacam  diversas traduções das obras latinas de Beda, o Venerável, e de Boécio.
O período médio, 1066 a 1485, caracteriza-se pela grande influência da literatura francesa nas formas e temas.

O Renascimento inglês (1500-1650 dC)

O Renascimento começou na Itália e se espalhou pela Europa, chegando a Inglaterra na era Tudor."O primeiro impacto importante da Renascença na literatura Inglês é observada  na poesia de Wyatt e Surrey, que introduziu o soneto, uma forma de verso que provou ser tanto popular e durável. "(McDonnell et al 1982:113)
Entre as contribuições inglesas ao Renascimento está a obra de Thomas More. O último grande poeta do Renascimento inglês foi John Milton.
O drama renascentista atingiu seu esplendor máximo com a obra de William Shakespeare e, também, com a de Thomas Kyd e Christopher Marlowe.
No que se refere à prosa, brilha, especialmente, a grande tradução da Bíblia — chamada Bíblia do rei Jaime —, publicada em 1611. Esta bíblia significou a culminação de dois séculos de esforços para se alcançar a melhor tradução inglesa dos textos originais.

 A Restauração e o século XVIII


O período da Restauração e sua literatura (1660 até, aproximadamente, 1789) ressalta o racionalismo nos ensaios de John Locke e David Hume. 

A Era Vitoriana



O reinado da Rainha Vitória (1837-1901) foi uma época de transformações sociais, tema que ocupou a obra de poetas como Alfred Tennyson, Robert Browning, Matthew Arnold, Algernon Charles Swinburne e Dante Gabriel Rosetti que, junto a William Morris, pertenceu ao movimento Pré-rafaelita.

A forma da literatura que mais importancia cobrou nesta época foi a novela. A maioria dos autores estavam mais preocupados em conhecer os gostos da classe média que lia, que em satisfazer aos aristocratas. . O Realismo impôs-se nos romances de Jane Austen, Walter Scott, Charles Dickens e William Makepeace Thackeray.
Outras notáveis figuras do romance vitoriano foram Anthony Trollope, as irmãs Brontë, George Eliot, George Meredith e Thomas Hardy.
Uma segunda geração de romancistas mais jovens apresentaram novas tendencias que  intensificaram  o Realismo através das obras de Arnold Bennett, John Glasworthy e H. G. Wells. O mesmo espírito de crítica social inspirou as peças teatrais de George Bernard Shaw.

A Literatura do Século  XX

  
No século XX, os valores tradicionais da civilização ocidental foram seriamente criticados por muitos escritores jovens: Aldous Huxley, E. M. Forster, D. H. Lawrence e, em um nível mais experimental, James Joyce e Virginia Woolf. Nesta época destacam-se, ainda, Ivy Compton-Burnett, Evelyn Waugh, Graham Greene e George Orwell.
Depois da II Guerra Mundial surgiu o grupo dos ”jovens irados” integrado pelos romancistas Kingsley Amis, John Wain, Alan Sillitoe e John Braine.

Literatura moderna


Entre as duas Guerras Mundiais encontramos importantes novelistas como D.H. awrence e Virginia Woolf, membro do grupo Bloomsbury.O Sitwells também cobrou força entre os movimentos literarios e artísticos, mas foi menos influente. Os escritores de literatura popular mais importantes foram P.G. Wodehouse e Agatha Christie.

Literatura pós-moderna


Dois exemplos da literatura pós-moderna inglesa são : John Fowles e Julian Barnes. Alguns escritores importantes de principios do século XXI são : Martin Amis, Ian McEwan, Will Self, Andrew Motion e Salman Rushdie. 







Fonte: Literatura Inglesa.net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apreciamos a sua visita!!!
Seu comentário é sempre bem vindo!!!
Comente, opine, se expresse. Este espaço é seu!
E volte sempre!!!